Elisa Ferreira no Luxemburgo: um orgulho que tenho nesta comunidade

Portugueses na Europa Luxemburgo Ver mais

A comissária europeia nomeada por Portugal, Elisa Ferreira, esteve esta segunda-feira no Luxemburgo para se avistar com as autoridades locais e para um diálogo com os cidadãos.

Entre os dois momentos, Elisa Ferreira encontrou tempo para passar a hora de almoço com membros da comunidade portuguesa no grão-ducado.

Entre as 12h30 e as 14h00, a comissária responsável pela coesão e pelas reformas conversou com empresários, políticos, sindicalistas e associativistas tendo, num curto discurso, manifestado o enorme orgulho que tem na comunidade portuguesa no Luxemburgo, “uma comunidade exemplar” que merece esse reconhecimento pelas autoridades do país.

“Acabo de estar com a Ministra da Família, que me manifestou esse reconhecimento e pediu-me um favor: que apelasse ao voto e para que se recenseiem”, afirmou Elisa Ferreira, acrescentando que os portugueses e lusodescendentes do Luxemburgo podem e devem participar mais na vida política, “neste país central na UE e geograficamente”.

Mencionando a sua pasta na Comissão Europeia, a portuguesa reforça que tem por missão “tentar que não haja tantas diferenças entre os países da União” e ajudar aqueles que, “como Portugal, ainda não ultrapassaram o teto de cristal”.

Elisa Ferreira terminou o seu discurso agradecendo o acolhimento do embaixador Pedro Sousa e Abreu, que se fez acompanhar pelo cônsul-geral Jorge Cruz e a diretor do centro cultural Camões onde decorreu a receção, Adília Carvalho.

A comissária europeia seguiu para um encontro com cidadãos de todas as nacionalidades onde apresentou os instrumentos de coesão e cooperação transfronteiriça.

Artigo: bomdia.eu

Fotografia: DR

Últimas Notícias
Lusodescendente Philippe Costa condecorado pelo trabalho à frente da Cruz Vermelha Francesa
5/02/2025
Le Beausset tem agora uma praça chamada Terras de Bouro
5/02/2025
Novo embaixador na África do Sul deixa primeira mensagem à comunidade
5/02/2025
Ofer Calderon: refém luso-franco-israelita já está em casa
5/02/2025
Programa Regressar prolongado até 2026
5/02/2025
Vives no Luxemburgo e queres estudar em Portugal? Lê isto
5/02/2025
Noite de Fado em Paderborn
5/02/2025
Fundação Nova Era assina protocolo de colaboração com Fafe
5/02/2025