26 May 2022
Portugueses na Europa França Ver mais
Membros da comunidade portuguesa em França destacaram à agência Lusa a capacidade de trabalho da nova primeira-ministra, Elisabeth Borne, lembrando que a ex-ministra alcançou algumas reformas encaradas no país como “impossíveis”, reconhecendo, porém, que a tecnocrata também enfrenta agora sérios desafios.
Na segunda-feira, o Presidente francês, Emmanuel Macron, nomeou Elisabeth Borne como primeira-ministra, em substituição de Jean Castex.
Aos 61 anos, Elisabeth Borne tornou-se na segunda mulher a ocupar o segundo lugar político mais importante de França e a primeira a assumir tal cargo nas últimas três décadas.
E assume funções com uma dupla urgência: formar uma equipa governativa e liderar a batalha das eleições legislativas francesas, que já acontecem no próximo mês de junho, ao mesmo tempo que tenta satisfazer as expectativas em várias matérias, nomeadamente sobre o seu poder de compra dos franceses e as questões climáticas.
“É uma pessoa que tem muita experiência, foi ministra durante cinco anos e com realizações muito importantes, é uma pessoa que trabalha muito e conseguiu levar a cabo reformas que diziam ser impossíveis em França. O que eu achei extraordinário com esta nomeação foi o seu discurso”, disse Rosa André, conselheira municipal em Saint-Germain-en-Laye, em declarações à agência Lusa.
Artigo: bomdia.lu
Fotografia: DR