Smart Summit decorre em São Miguel para promover “empreendedorismo” dos Açores

Empresas, Marcas e Produtos Portugueses

Os empreendedores Rui Cordeiro, Vítor Costa e Venicio Ponte juntaram-se para organizar a Smart Summit, que vai decorrer em 01 e 02 de abril em São Miguel, para “promover” o “empreendedorismo” e a “inovação” dos Açores.

Em declarações à agência Lusa, Rui Cordeiro explicou que o evento partiu da necessidade sentida individualmente por cada um dos organizadores em ter uma iniciativa para “promover a inovação, a criatividade e o empreendedorismo” dos Açores

“O público tem tido muito mais interesse de que a gente estava à espera. Principalmente numa época de pandemia, estava à espera de muito menos aceitação. Já temos mais de 100 pessoas inscritas presencialmente. É uma ótima validação”, afirmou.

O evento, que vai decorrer no Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, no concelho da Lagoa, irá incluir uma “feira de empreendedorismo, cujo objetivo é ter várias empresas com ideias em várias fases de maturação”, estando prevista a presença de “empresas grandes” e “outras mais pequenas”, tendo em vista “possíveis parcerias”.

Irão também decorrer conferências com “vários empresários para discutirem as suas dificuldades” e os seus “momentos de inspiração”.

“O objetivo principal, porque tudo o resto anda à volta disso, é capacitar as pessoas inovadoras e com ideias inovadoras para conseguirem ir desde a ideia até à criação da empresa”, assinalou.

A Smart Summit irá ainda realizar um “concurso de ideias aberto ao público”, cujo vencedor terá direito a um expositor na feira do evento, “acesso a palestras de inovação”, um “plano de seis meses” na empresa Atlantic Bikes (de partilha de bicicletas) e uma “bolsa de mentoria” de negócios e 'marketing'.

Segundo o organizador, já existem candidaturas provenientes da Escola de Novas Tecnologias dos Açores e de várias escolas secundárias de São Miguel.

“Se fizer sentido”, o grupo de empreendedores não descarta a ideia de “constituir uma entidade legal” – tanto pode ser uma “empresa, associação ou fundação” – para apoiar os empresários açorianos.

“Há vários anos que discutimos a necessidade de existir uma entidade particular e não-governamental para a informação ser mais informal e mais fácil e para as pessoas saberem mesmo o que fazer e não apenas falar apenas em termos etéreos”, destacou.

Os interessados em participar na “Smart Summit” devem preencher um formulário disponível na página ‘online’ do evento.

Últimas Notícias
Lusodescendente Philippe Costa condecorado pelo trabalho à frente da Cruz Vermelha Francesa
5/02/2025
Le Beausset tem agora uma praça chamada Terras de Bouro
5/02/2025
Novo embaixador na África do Sul deixa primeira mensagem à comunidade
5/02/2025
Ofer Calderon: refém luso-franco-israelita já está em casa
5/02/2025
Programa Regressar prolongado até 2026
5/02/2025
Vives no Luxemburgo e queres estudar em Portugal? Lê isto
5/02/2025
Noite de Fado em Paderborn
5/02/2025
Fundação Nova Era assina protocolo de colaboração com Fafe
5/02/2025